quarta-feira, 22 de abril de 2009

Tecidos Inteligentes

Para que serve a sua roupa?



"A inclusão de vitaminas, cosméticos, tratamentos anticelulite, protetores solares, entre outros produtos em tecidos, tem efeitos mais psicológicos do que reais", diz Paulo Alfieri, professor do curso de Engenharia Têxtil do Centro Universitário FEI. "Basta pensar que para alcançar os efeitos de hidratação, remoção de celulite, rejuvenescimento etc., as aplicações de produtos são geralmente muito mais intensas, com quantidades bem mais expressivas e por tempos bem mais prolongados. Não vai ser o uso de poucas horas de um artigo de vestuário que libera lenta e gradualmente um produto ativo que dará algum resultado", conclui.

Outra ressalva dos especialistas é quanto ao termo "tecidos inteligentes", o mais usado para se referir a esses produtos. "Inteligente é quem desenvolve a tecnologia, não o tecido. Isso é apelo de marketing. O que existem são tecidos de alta performance, desenvolvidos com objetivos específicos e que na maioria das vezes cumprem o que prometem", diz o engenheiro Eraldo Maluf, responsável pelo Laboratório de Produtos Têxteis do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, IPT.

Conforto ao vestir: a propriedade principal da roupa.



Do ponto de vista do consumidor, o conforto ao vestir é a propriedade principal da roupa: 94% dos consumidores desejam que sua roupa seja confortável. Por isso, 98% dos varejistas alemães de roupas acreditam que o conforto ao vestir seja importante ou muito importante.

Essas estatísticas mostram claramente que as confecções inteligentes apresentam um alto potencial de mercado somente se o seu conforto ao vestir for tão bom quanto o da roupa normal, não inteligente.
Caso contrário, os trajes inteligentes não seriam aceitos pelo consumidor e ficariam restritos a nichos de mercado.

Além disso, estatísticas dos EUA mostram que tensão fisiológica excessiva é a razão mais freqüente da morte de bombeiros: Aproximadamente 50% das mortes de bombeiros são na realidade causada, por exemplo, por excesso de calor, ataque cardíaco e colapso circulatório! Assim, para proteger o bombeiro inteiramente, as suas roupas devem oferecer não apenas uma alta proteção contra calor ou chama, mas também deverá ter uma boa função fisiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário