domingo, 14 de novembro de 2010

Pensando no meio ambiente, estilistas criaram uma Reciclagem Fashion!



Não é de hoje que assuntos como consumo consciente, sustentabilidade e reciclagem são temas recorrentes do mundo da moda. Mas o que antes não passava de um discurso politicamente correto, hoje é uma preocupação cada vez maior dos criadores de moda em como contribuir para um mundo mais sustentável.

E a melhor forma que os fashionistas pensaram para solucionar foi criando coleções recicladas. É isso mesmo que eu disse, coleções inteiras sendo feitas reutilizando peças e materiais de antigas coleções.

Quer exemplos?!?

Gilda Midani é conhecida por criar peças chiques e confortáveis com algodão orgânico. Recentemente ela lançou a coleção “Recicollection” onde peças de coleções antigas foram recicladas e chegaram nas lojas com cerca de 40% de desconto. “Pra mim, sustentabilidade é um novo nome para a ética com urgência”, comenta Gilda.



Outra defensora do planeta é Isabela Capeto que também se tornou adepta do conceito. Na sua coleção de Verão 2010, inspirada no pintor Robert Rauschenberg, ela reaproveitou tecidos e aviamentos de coleções passadas.

E na Europa e Estados Unidos também temos adeptos, estilistas como o designer belga Martin Margiela e a marca American Rag já utilizam há muitos anos peças vintage na criação de novas roupas ou materiais inusitados na confecção de novas peças. Na coleção de 2006 de Margiela, o estilista usou pedaços de estolas de pele para fazer um colete e faixas de couro de antigos casacos para fazer um novo.



Recentemente, foi a vez da estilista francesa Anne Valérie Hash, que criou roupas usando peças do acervo pessoal de alguns amigos. O detalhe é que os amigos eram pessoas como Alber Elbaz, da Lanvin e Jean Paul Gaultier.

Ou seja, da próxima vez que você estiver pensando em doar uma roupa antiga, que tal mandar pra uma boa costureira criar uma peça nova?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário