sexta-feira, 6 de março de 2009

Moda Retrô - Anos 60


O que há de mais certo na moda é que ela vai e volta num processo incessante de renovação. Nas últimas temporadas os estilistas revisitaram a década de 50 e as mulheres dos anos 2000 usaram saias rodadas e cinturas apertadas. No inverno de 2006, os olhares se voltaram para a década de 60, quando a moda sofreu mudanças radicais e passou a estar íntimamente ligada ao comportamento jovem.

Uma das últimas transformações importantes no modo de se vestir aconteceu exatamente nesse época com o surgimento da minissaia, um reflexo da atitude de rebeldia e do desejo por liberdade daquela geração. Além disso, formas geométricas de casacos, vestidos e saias deixavam o corpo livre de qualquer rigidez.


Nesse período, ter estilo era o mais importante e até o costureiro passou a ser chamado de estilista. Era essencial que a busca constante por novidades fosse suprida, o que abriu espaço para as confecções e para novos criadores. O ponto de efervescência da moda jovem era Londres, destino de quem queria estar no centro dos acontecimentos. Afinal, estavam lá o grande fenômeno musical de todos os tempos, Os Beatles. Algumas personalidades, como a atriz francesa Catherine Deneuve, sintetizavam o estilo das garotas dos anos 60, com seus cabelos longos, franjas e olhos pintados.


Os avanços na medicina, as viagens espaciais e o avião que viajava em velocidade superior a do som, são exempols de uma era de grande desenvolvimento tecnológico que transmitia uma imagem de modernidade. A moda atual que se inspira no estilo sessentinha resgatou o melhor da época. Casacos, saias e paletós em linha A, estruturados e com botões grandes. Além de fáceis de usar, ficam bem em todos os tipos de corposs, pois não marcam a silhueta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário