quarta-feira, 18 de março de 2009

Você sabe o que é alta costura?

Alta-costura (haute couture em francês) refere-se à criação em escala artesanal de modelos exclusivos, por altos preços, para clientes abastados. Originalmente, o termo foi aplicado ao trabalho realizado pela maison de Charles Frederick Worth, um inglês que produziu em Paris, em 1858, o primeiro desfile de moda conhecido (e, além disso, usando modelos, em vez de cabides, outra novidade na época). Na França moderna, haute couture tornou-se uma denominação que goza de proteção jurídica e que só pode ser usada por empresas que atendam a determinados padrões bem-definidos. Todavia, o termo também é usado para descrever toda a produção dos grandes costureiros, seja ela produzida em Paris ou em outras capitais da moda, tais como Milão, Tóquio, Nova York, Roma e Londres.



Mas o que é alta costura?
A alta costura é um trabalho artesanal, que realiza a fabricação de peças únicas e extremamente elaboradas. “Para ser considerada uma roupa de “alta costura”, é preciso constar na restrita lista de profissionais estabelecida e regida, desde 1868, pela Câmara Sindical da Alta Costura (Chambre Syndical de la Haute Couture - Paris), além de seguir algumas regras como: empregar no mínimo 15 pessoas nos ateliês e apresentar à imprensa uma nova coleção a cada estação, pelo menos 35 modelos para noite e dia”, explica Marcelo Pedrozo, professsor de moda do Senac São Paulo.

A alta costura é considerada para muitos especialistas o berço da moda. Com ela, os detalhes como assinatura e etiqueta ganharam muita importância no cenário mundial. No Brasil e no mundo afora ela é considerada peça-chave quando o assunto é a produção de uma peça.

Para muitas pessoas, a alta costura está ligada a um tipo de artesanato, onde o criador transpassa para o tecido a confecção de modelos originais para clientes considerados particulares. As coleções de moda da alta costura são na maioria das vezes de puro luxo, produzidas sob medida e com total exclusividade.


Maisons de alta-costura oficiais:
Embora existam muitas empresas produzindo moda, apenas os constantes da lista abaixo são considerados membros oficiais das maisons de alta-costura pela “Federação Francesa da Costura, do Prêt-à-porter, dos Costureiros e dos Criadores de Moda”.

1. Adeline André (1981)
2. Anne-Valérie Hash (2007)
3. Chanel (1909)
4. Christian Dior (1946)
5. Christian Lacroix (1987)
6. Dominique Sirop (2003)
7. Emanuel Ungaro (1965)
8. Jean-Paul Gaultier (1977)
9. Givenchy (1952)
10. Franck Sorbier (1991)
11. Maurizio Galante (2007)

No início de 2008, haviam quatro membres correspondants (casas estrangeiras):
1. Elie Saab
2. Giorgio Armani
3. Maison Martin Margiela
4. Valentino

A ousadia e tradição que acompanham a perfeição de linhas, caimento e volume das criações dos audaciosos estilistas da alta costura encantam e inspiram há mais de 150 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário