segunda-feira, 9 de março de 2009

O Inovador, Hussein Chalayan.

Hussein Chalayan, Bi-campeão do prêmio de Melhor Estilista Britânico, terá suas criações de 1994 a 2009, como o tema da nova exposição no Design Museum em Londres. Capaz de reunir conceitos abstractos, questões políticas e ainda interrogações sobre a eterna questão de reciclar na moda, esta mostra apresenta peças vanguardistas mas não menos vestíveis.

dummy

No atual mundo da moda há poucos desfiles que apresentam, para além de inovadoras peças de vestuário, um conceito vanguardista. Hussein Chalayan é um dos raros exemplos de artistas que consegue fazer uma apresentação que pode ser considerada como uma síntese de vários factores sociais, políticos e económicos, conjugando-a com vestuário vanguardista mas, nem por isso, menos usável. «É um percursor no mundo da moda, um pequeno génio que nos deslumbra com as suas apresentações e desfiles. Isto porque, os seus espectáculos são daquelas ocasiões cada vez mais raras em que a moda ainda consegue assombrar e causar uma sensação visceral no público.

Liderando na vanguarda da moda contemporânea e sendo conhecido pela utilização de materiais tecnológicos inovadores, como roupas com chips, néons e lasers, assim como pela sua capacidade de transformar mobílias e peças inovadoras em artigos de vestuário, Hussein Chalayan ganha agora um espaço de destaque em Londres, dedicado à sua obra criada entre 1994 e 2009. O local escolhido para acolher esta mostra foi o conceituado Design Museum em Londres. Entre os trabalhos de maior destaque do designer de origem turca, encontra-se o vestido “Airborne”, construído com 15 mil mini-lâmpadas; o vestido “Before Minus Now”, confeccionado com materiais de construção de aviões e que muda de forma por controlo remoto; o vestido “Readings” produzido com 200 lasers que se movimentam com efeito pirotécnico; e ainda o vestido “Afterwords”, criado a partir de uma mobília e com o objectivo de ser usado como traje.

http://www.youtube.com/watch?v=eeuhQ0wE5Mg

Esta é a primeira vez que os trabalhos de Chalayan vão estar em exposição no Reino Unido. No entanto, o designer é já bastante conhecido neste país, onde até venceu, por duas vezes, os famosos British Fashion Awards, arrecadando a estatueta mais importante do concurso, isto é, a de melhor estilista do ano.

“Hussein Chalayan 1994-2009” poderá ser visitada diariamente, entre 21 de Janeiro e 17 de Maio de 2009, das 10h às 17h15, incluindo feriados. O museu fica situado na 28 Shad Thames e as entradas custam £8.50 para adultos e £5 para estudantes. Os menores de 12 anos não pagam.

Um comentário:

  1. Patricia, estou contente de você já estar com seu espaço na NET.Principalmente por ser de muiot bom gosto.
    Beijo
    Bel (profi)

    ResponderExcluir